Identità, Arte, Democracia

Como a restauração da democracia impacta a cultura brasileira?

Como a restauracao da democracia impacta a cultura brasileira - Identità

Em tão pouco tempo de governo Lula, o Brasil já está sorrindo de novo. Imagina até o final do mandato? Assim como disse em seu discurso de vitória do seu compromisso no combate à fome, ele prometeu retomar o diálogo interpartidário e as relações internacionais em prol da democracia. E não é que estamos de volta ao cenário internacional?

Já estava na hora do mundo voltar a olhar para o nosso país, afinal como lembrado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “Ninguém cresce no isolamento”.

O motivo dessa restauração é simples: participar ativamente da dinâmica do sistema internacional é a melhor forma de atingir os interesses nacionais do país.

E esse é só o início da reconstrução da nossa nação e da valorização da cultura brasileira!

Ilustração: Bicho Coletivo, para a Revista CEBRI
Ilustração: Bicho Coletivo, para a Revista CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

Balanço do governo Lula

Uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) mostra que o início do terceiro governo de Luíz Inácio Lula da Silva possui uma avaliação majoritariamente positiva. De acordo com o levantamento, a avaliação do desempenho pessoal do presidente Lula é aprovado pela maioria dos brasileiros (57,4%).

43% da população brasileira avalia que a gestão do governo Lula está aprovada. Segundo o histórico da pesquisa, quando a mesma pesquisa foi feita no início da gestão Bolsonaro (2019-22) a aprovação era de 39%.

A expectativa dos questionados com relação a criação de empregos, saúde e educação são positivas! Sem contar:

– Fim da paridade de preços do petróleo em dólar;

– A alta das ações da Petrobrás;

– Valorização real do salário mínimo e queda na inflação, com dólar abaixo de 5 reais;

– Queda do preço da gasolina;

– Declínio do preço do diesel;

– Caída no preço do gás de cozinha;

– Medidas que beneficiam a classe média como o Brasil Sorridente, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, Bolsa Família;

– Investimento de R$ 3,8 bi investidos em cultura;

– 3.500 obras na educação foram retomadas;

– Merenda reajustada;

– Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura entregue ao Chico Buarque.

image - Identità
A restauração da democracia valoriza a diversidade da cultura brasileira. Imagem: Freepik.

Brasil Feliz de Novo

A importância da cultura como base da democracia e transformação da sociedade é um conceito reconhecido em todas as sociedades desenvolvidas.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, tem dado atenção às riquezas culturais do país e incentivado todas as comemorações populares como: a Festa do Divino, a Congada, o Bumba meu Boi, o Círio de Nazaré, entre outras importantes, para preservar a identidade e diversidade do patrimônio cultural.

Coleção Brasil Feliz de Novo Identità
Coleção Brasil Feliz de Novo Identità

Para dar luz à nossa história, aplaudindo a restauração da democracia, a coleção Brasil Feliz de Novo da Identità buscou inspiração no movimento cultural Tropicalismo, e dedicou uma música e um ícone nacional a cada peça.

Você sabia que o Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo? Pois é, e para ressaltar a importância da preservação e manutenção das nossas riquezas para o mundo nasceu a Camiseta Aquarela do Brasil, que remete a essa natureza tropical e exuberante. E nada melhor do que o clássico “Aquarela do Brasil” de João Gilberto para representar essa causa.

A Regata Feminina Ziriguidum e a Camiseta Masculina Ziriguidum fazem referência ao gingado brasileiro, ao samba e ao batuque, que são patrimônios nacionais. Ela foi inspirada na canção “Olê, Olá” de Chico Buarque.

Em busca de reforçar o valor do jovem no mercado de trabalho, Gonzaguinha compôs “E vamos à luta”, ainda em tempos da ditadura militar. Uma homenagem à rapaziada que segue em frente, segura o rojão e se orgulha de ser brasileiro.

Gonzaguinha já havia entendido que a alegria do povo comum, que batalha para botar o pão na mesa todos os dias, vem da batucada, por isso o instrumento estampado no peito da Camiseta Brasil Brasileiro representa o orgulho dessa luta popular.

Já para representar a marca registrada do Brasil que é a mistura – de raças, sons e sabores – a famosa bebida “caipirinha”, que o mundo todo aprendeu a amar, foi escolhida como a estampa dessa peça. A Camiseta Masculina e Camiseta Feminina Brasileiríssima resgata a mistura de ritmos de “Refestança”, que marcou o encontro de Gilberto Gil e Rita Lee.

A Camiseta Feminina e Masculina “Feito no Brasil” traz estampado o icônico copo americano – ítem que vai da mesa de bar ao cafezinho na maioria dos lares brasileiros. Foi feita para cantar “Chuva, Suor e Cerveja” junto com Caetano Veloso, embalado pelo carnaval baiano.

O Cropped Canta Brasil foi inspirado em um dos maiores sucessos da música popular brasileira (MPB) homenageando a grandiosa Gal Costa, intérprete da canção de mesmo nome “Canta Brasil”. Uma das músicas que marcaram as mutações sociais e políticas do país desde os “anos de chumbo” da ditadura, passando pela redemocratização, até a consolidação da Nova República.

“As selvas te deram nas noites teus ritmos bárbaros. E os negros trouxeram de longe reservas de pranto. Os brancos falaram de amor em suas canções. E dessa mistura de vozes nasceu o teu canto Brasil. No céu, no mar, na terra Canta Brasil” (Gal Costa)

E para fechar a coleção Brasil Feliz de Novo com chave de ouro, a Camiseta Feminina Borogodó homenageia as mulheres brasileiras. Detentoras de um atrativo pessoal irresistível, impossível de definir, despertam o interesse de todos que estão à volta pelo jeito próprio de serem. Inspirada em “De volta ao samba” de Chico Buarque, é uma peça para quem tem chamego, banho de cheiro, beijo no cangote e samba no pé.

E aí já escolheu o ícone cultural que você mais se identifica para celebrar a reconstrução do Brasil, em grande estilo?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *