Política, Arte

5 formas de ampliar a visão sobre a política através da arte

5 formas de ampliar a visao sobre a politica atraves da arte - Identità

A arte e a política caminham de mãos dadas, seja por necessidade, seja por conveniência. É muito importante registrar e promover ideologias que marcam uma época.

A arte é um instrumento poderoso para a mudança política!

Pensando nisso, reunimos algumas indicações intelectuais que dialogam com a democracia, os direitos humanos e as causas ambientais e sociais.

Buscamos fugir do modelo hegemônico de cinema (o hollywoodiano), dando voz a manifestações culturais contemporâneas que nem sempre ganham visibilidade pelo tema abordado, porém estimulam o conhecimento e pensamento crítico.

Se você, assim como nós, acredita que a arte brasileira é uma manifestação política e quer discernir sobre a realidade em que nos encontramos, continue lendo este artigo até o final!

1.  Série: Extremistas.br (2023)

Em oito episódios, a série acompanha especialistas, pesquisadores, políticos, influenciadores e militantes arrependidos a fim de mostrar como a radicalização sequestrou o debate público no Brasil culminando nos atos antidemocráticos.

Desde 2021 o documentarista Caio Cavechini vinha se dedicando a registrar movimentos extremistas. O material já estava pronto quando o país foi surpreendido pelo trágico “Oito de Janeiro”, o dia do golpe frustrado.

“Extremistras.br” está disponível na Globoplay.

2.  Livro: Como o racismo criou o Brasil (2021)

Uma obra do sociólogo Jessé Souza, que mostra de forma madura como o racismo funciona no nosso país, baseada em mais de 40 anos de estudos teóricos e empíricos.

Perceber as diferentes facetas do racismo cultural, de gênero, de classe e de raça nos permite compreender a escravidão mascarada até os dias de hoje.

Comprova como quem está no comando do país contribui para essa estrutura deturpada, sendo a verdadeira causa de todo o atraso social, econômico e político do Brasil.

O livro deixa bem claro que não basta mostrar que o racismo existe, é preciso encontrar seus mecanismos, identificar seu funcionamento e, então, destruí-lo.

“Como o racismo criou o Brasil”, está disponível na Amazon.

3.  Filme: A Bolsa ou a Vida (2021)

O filme de Silvio Tendler retrata a desigualdade social no Brasil, agravada pela pandemia, e estimula reflexões sobre a economia e a exploração insustentável da natureza.

Enquanto há acumulação de riquezas por parte da elite, os pobres não conseguem melhorar de vida, pois lhes faltam os capitais financeiro, tecnológico (máquinas) e intelectual (conhecimento).

São abordadas também questões ambientais, que com sua exploração desequilibrada compromete a sustentabilidade, contribuindo com o aumento dos efeitos das mudanças climáticas.

“A Bolsa ou a Vida” está disponível no YouTube.

4.  Documentário: Democracia em Vertigem (2019)

Um documentário nacional que retrata a trajetória política do Brasil em tempos de democracia em crise, um dos períodos mais dramáticos da história do nosso país.

Pela visão da diretora Petra Costa são mostrados os bastidores do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, o julgamento do seu antecessor, e agora atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o pleito polarizado que elegeu o candidato de extrema-direita após o golpe.

“Democracia em Vertigem” está disponível na Netflix.

5.  Documentário: Era dos Gigantes (2016)

A questão central do documentário aborda a política externa dos oito anos de governo Lula (2003-2011), trazendo uma discussão sobre uma eventual partidarização ou ideologização do Itamaraty ao longo desse período.

O diretor Maurício Costa deu espaço para diferentes vozes. Samuel Pinheiro Guimarães, Celso Amorim do lado do governo e Rubem Barbosa e Luiz Felipe Lampréia do lado da oposição foram os personagens escalados para falar dos fatos e relações que a Era Lula causou. Além de jornalistas, professores e o próprio Lula falam no filme.

“Era dos Gigantes” está disponível na Amazon Prime Video. 

Conhecer a nossa história, nos ajuda a explicar o que fomos no passado, o que estamos vivendo hoje e nos dá embasamento para construir um futuro político melhor, mais justo para todos. Só o conhecimento liberta!

E você, o que achou das nossas indicações e quais outras obras você se identifica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *