Democracia, Política, Resistência

A quem pertence a bandeira do Brasil?

Bandeira Brasil Identita - Identità

Uma reflexão do verde e amarelo que regem uma nação

Nos últimos anos, temos visto que determinados grupos políticos vêm tentando se apoderar do nosso verde e amarelo, mas afinal a quem pertence as cores da bandeira nacional? 

Antes de te trazer essa análise, vamos resgatar o significado das nossas cores:

  • O verde, exposto em grande parte da bandeira, representa a vegetação brasileira;
  • O amarelo representa o ouro e as riqueza do nosso território; 
  • O azul traz consigo a representação do céu e dos rios, quem nunca ouviu falar das praias brasileiras?
  • E por último, e não menos especial, o branco que representa o desejo pela paz e as 27 estrelas que representam os estados brasileiros além do Distrito Federal.

Mas por que essa aula de história?

Para te contar que a bandeira não pertence a nenhum ideal político, não pertence ao nosso amado Lula, tampouco a nenhum outro partido ou candidato, pertence sim a todos os brasileiros!

 A bandeira do Brasil é um dos símbolos do país, o mais importante, que estampamos com muito orgulho, mundo afora, afinal, sabemos que brasileiro se destaca na multidão, não apenas pelas nossas cores, mas pelo nosso sorriso fácil e simpatia.

“Ordem e Progresso” é tudo que desejamos para o Brasil em 2023, queremos a esperança de um país mais justo, sem surpresas, um país com mais oportunidades, que o pobre, o negro, a mãe solo e o público LGBTQIA+ vençam o preconceito e tenham chances de realizarem seus sonhos e mais do que isso: que tenham segurança para chegarem em suas próprias casas. Queremos um país com dignidade, onde consigamos viver com a certeza que o governo trabalhará em favor dos que mais precisam e não apenas para atender os interesses de seus representantes. Queremos a certeza de dar ao menos três vezes ao dia o que comer para nossas crianças. Queremos chegar às universidades de novo, queremos que o pobre alcance a oportunidade de uma vida melhor, menos sofrida. Queremos que o motorista veja de novo, que o jardineiro veja de novo e que a empregada doméstica veja de novo que eles podem voltar a ter chances reais de progredir.

A bandeira do Brasil já teve que ser reinterpretada para apagar ligação com a monarquia, e atualmente carregamos a responsabilidade de desmistificar a ideia de que o verde e amarelo pertence aos ideais da direita, à governos neofascistas, que deixam explícitas sua rejeição aos direitos humanos e o negacionismo científico. A bandeira brasileira precisa voltar a ser símbolo de felicidade, da torcida pela seleção, da luta por direitos sociais, da igualdade. 

Esse ano a bandeira brasileira vai voltar a ser símbolo de amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *